03 outubro 2013

Defraudação Emocional

Bom dia, gente linda! Tudo certo com vocês? Espero que sim!
Vamos ao texto?

Bem, hoje eu vou falar de um assunto que (infelizmente) é comum entre nós cristãos: a defraudação emocional!
É muito comum vermos pessoas machucadas emocionalmente dentro das igrejas e, a maioria das vítimas de defraudação emocional são as mulheres. Mas, antes de tudo, vamos entender o que é a tal defraudação emocional.

De acordo com a Pr. Sarah Sheeva, “é quando alguém gera em outra pessoa uma expectativa sentimental que não vai ser suprida. Defraudar é “tirar proveito” do outro,sem querer algo de verdade. Fazer a pessoa acreditar que você quer algo com ela,quando na verdade não quer.”


Ou seja, o cara ou a menina que investe em alguém só pra massagear o próprio ego, ou pra colecionar admiradores é, sim, um defraudador emocional. Mas, o que a bíblia nos diz sobre isso?

Em I Tessalonicenses 4:6-8 diz:

Ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.
Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.


Ou seja, além de considerar tal prática impura, o Senhor condena todo aquele(a) que se aproveita ou engana o seu irmão. Portanto, isso é muito mais sério do que pensamos e deve ser tratado com muita seriedade nas igrejas. Pois, tanto o que pratica quanto o que sofre defraudação emocional, precisa de cura.

As marcas deixadas pela defraudação emocional são muitas. Como por exemplo: baixa autoestima, mágoa, rejeição, sentimento de traição, medo de relacionamentos e, muitas vezes, fé abalada, o que leva muitas pessoas à se afastarem dos caminhos do Senhor.

Então, para que não aconteça com você, nada melhor do que guardar o coração (Provérbios 4:23) e assumir um relacionamento cada vez mais sério com o Pai; pois Ele pode te fortalecer e te dar graça e sabedoria para não cair nas lábias dos defraudadores.

E, se você que está lendo, é um defraudador(a), peça ajuda ao Pai para ser transformado, para ser curado do vício da defraudação. Aceite o imenso amor Dele por você e entenda que para ser amado(a) não é necessário que todos os seus amigos(as) sejam apaixonados por você. O amor do Pai te basta!

Você já foi vítima de defraudação emocional? Deixe seu comentário :)

Que Deus abençoe a sua vida!
Mayra Grillo


Um comentário:

  1. Anônimo10:50 AM

    Por mutias das vezes eu ja fui defraudada, e infelismente eu mim vejo nessa situação de desanimo profundo, não consigo mais gostar de ninguém por que mexeram com meu sentimento, estou procurando refugio no meu Senhor e no meu estudo, mais enfim, aquele que começou a grande obra é fiél pra cumprir, eu creio. Mais por favor orem por mim, estou precisando. Fiquem na paz!

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.