09 junho 2009

Namoro cristão

Namoro cristão
O dia dos namorados ta aí, e essa é a hora que muitos saem com seus respectivos namorados(as) para comemorar e passar um tempo juntos. É também o momento que muitos se lamentam por não terem alguém, por estarem passando mais um dia dos namorados sozinhos, etc. Mas não fique triste, por mais que você já esteja ficando pra titia ainda há esperança (brincadeirinha!)
Ao ler o livro de Rute percebi ali alguns pontos que podem guiar aqueles que querem um Namoro cristão, que querem namorar e casar da maneira correta e com a benção de Deus. Vamos lá então!

Em primeiro lugar, você decide servir a Deus.

"Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. " Rute 1:15-16
Pode parecer estranho começar dessa forma, mas vemos que na história de Rute tudo começa no momento em que ela decide servir a Deus. Ela não ficou se lamentando e procurando um novo marido apenas, mas sim foi fiel a sua sogra e a Deus (então para de ficar visitando igreja ou então ficar indo pro culto só pra ver possíveis pretendentes e sirva a Deus de todo o seu coração!).

Deus vai preparar tudo, Ele já tem tudo planejado.

"Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque." Rt 2:3
Neste versículo vemos que “por casualidade” Rute entrou na parte que pertencia a Boaz. Eu vejo aí uma “cristocidência”, porque foi a partir daí que os dois se conheceram.

Ser uma pessoa com uma boa fama é importante.

"Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira? Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias." Rt 2:10-11
Boaz busca referências, procura saber quem é Rute, e o que ouve lhe agrada, todos viam Rute muito bem, e sabiam que ela levava uma vida séria com Deus. Devemos tomar isto como exemplo e viver como cristãos verdadeiros, nosso testemunho deve ser benção na vida de outros.

Ouça o conselho dos seu pais.

"Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz? Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira." Rt 3:1-2
Vemos que Rute era submissa a Noemi, a tinha como mãe, e por diversas vezes a consultava para saber sua opinião. Quando conheceu Boaz, Rute logo falou com Noemi, que se agradou e abençoou, dando a Rute conselhos sobre o que fazer. A opinião e a benção dos pais é muito importante, seja submisso, honre-os.

Cuidado com a proximidade, cuidado para não passar do ponto!

"Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã e levantou-se antes que pudessem conhecer um ao outro; porque ele disse: Não se saiba que veio mulher à eira." Rt 3:14
Nesse ponto da historia Rute vai até Boaz, para que ele se case com ela. No entanto, vemos um cuidado dos dois para que não pecassem, no versículo diz que Rute se levantou antes que eles pudessem conhecer um ao outro. Há também uma preocupação em ambos a respeito do que os outros vão pensar, eles se preocupavam em fazer tudo da maneira correta, respeitando um ao outro e principalmente a Deus (cuidado pra não ficar muito junto, a carne é fraca irmão!).

Quando é de Deus as coisas fluem naturalmente, nada precisa ser escondido, tudo se encaixa perfeitamente e com alegria.

"Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu, depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei. Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele." Rt 4:4-5
Boaz sabia que ele não era o parente mais próximo de Rute, havia um outro homem que era mais próximo que ele. Então, ele corretamente conversou com esse outro parente, deixando as coisas bem claras e corretas, não fez nada escondido ou encoberto, todos sabiam do que acontecia e que ele agia corretamente (se você se acha o espertinho, cuidado! Porque nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido (Lucas 12:2)).

Crente casa logo!

"Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho." Rt 4:13
Não falo isso para você se precipitar e casar com o(a) primeiro(a) que aparecer, mas comece um namoro de maneira séria, pensando no futuro, sem essa de ficar de namoricos ou ficando com qualquer um, se valorize e espere em Deus!

Um namoro cristão nos padrões de Deus não é um conto de fadas, mas os frutos são maravilhosos.

"As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi." Rt 4:17
Porque Rute decidiu ser fiel a Deus, seguir a sua vontade, ter um comportamento que honrasse ao Seu nome, Deus a abençoou, ela se casou e seu filho foi o pai de Davi, Rute foi avó do rei Davi e está na genealogia de Jesus! O que Deus tem para as nossas vidas é muito maior do que podemos pensar ou imaginar, agora cabe a nós obedecer e não estragar os planos de Deus.

Essas são pequenas reflexões sobre namoro cristão, algo complexo, que deixa muita gente desesperada e preocupada, porém, quando estamos debaixo da direção e da benção de Deus garanto que não perdemos por esperar!

Gabriel Campina
Missionário Urbano

Veja outras mensagens para os Dias dos namorados e compartilhe!

Deixe seu comentário sobre namoro cristão, Deus abençoe!

Pesquisas relacionadas:namoro cristão, versiculos biblicos que falam sobre o namoro, frases namoro cristão, frases pequenas para namoro cristão, mensagens de namoro cristão, namoro cristao, versículo de benção para o meu namorado, as maneiras corretas de começar um namoro cristao, benção de deus para o namoro mensagens, carta de cristão que namora

19 comentários:

  1. Linda mensagem para jovens que se desesperam à procura de sua alma gêmea e não percebem que na verdade Deus tem "tudo" preparado para cada um de nós, desde que entreguemos nossa vida em suas mãos, para que Ele faça segunda a sua vontade em nós.
    Sinceramente
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Que DEUS nosso pai permita que tenhamos sempre essas bocas de DEUS pra alertar,e ins truir nossos jovens,e tben nossos pais pq não? essa mensagem me ins pirou ,impactou -me de tal modo q vou compatilhar com todos meus amigos!!
    gariel campina... use esse talento escrevendo mais mensagenss como essa e deixa DEUS ti usar!!grande abraço
    shalon!!! sara muitu felizz !!

    ResponderExcluir
  3. Irmão do coração,Irmão Gabriel...
    A história de Noemi,e especificamente o respeito de Boaz por ela,foi o que não vivi durante os dez anos que me mantive fora dos caminhos do Senhor;hoje tenho um filho de oito anos que é uma benção,mas não deixa de ser o fruto de uma péssima relação,cujas marcas vão estar pra sempre nas vidas da mãe dele e da minha.E quem sempre vai pagar o maior preço de ter nascido de uma família desestruturada é ele.
    Creia irmão que tenho feito meus esforços para ser um pai presente e amoroso;além de ser provedor do sustento e com a graça de Deus poder contar com a mãe dele neste aspecto,o que mais angustia é saber que perdi o convívio e a possibilidade de educá-lo desde a infância nos caminhos do Senhor.Sofro em vê-lo seguir alguns exemplos da mãe católica,é difícil!Colho este fruto muito amargo dos meus antigos passos de afobação.
    Hoje mais amadurecido,estou sem namorada e sinto o Senhor adiar à cada dia que me antecipo por mim mesmo alguma vontade,e me faz esperar,dessa vez,a sua fiél promessa.
    Danilo-SBC

    ResponderExcluir
  4. que benção meu irmão...instruir moças e rapazes de DEUS é realmente algo de extrema importancia nos dias de hoje...se pede o agir na corte ,algo sem muito contato fisico,muita oração , um real comprometimento em conhecer alguem que como vc , serve ao REINO DO SENHOR!!!
    tremendo isso...
    que o SENHOR te guie neste seu ministério e te dê cada dia mais sabedoria ...
    obrigada
    pois...jáh conhecia tais informações , mas... naõ tinha conhecimento de seu site...
    fique com DEUS
    SHALOM

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:58 AM

    amado do Senhor é com grande alegria que leio esta mensagem e peço a Deus que continue usando homens como você para serem boca de Deus nesta nação que anda tão corrompida pelo pecado,desejo que esta mensagem possa alcançar o coração de muitos jovens para que vejam e entandam a vontade maravilhosa de Deus para nossas vidas somos escolhidos por Deus para reinarmos em vida, e isto não quer dizer que não passaremos por problemas assimm como Noemi mas quer dizer sim que Deus tem o melhor preparado para nossas vidas é só esperarmos no Senhor!!!amem que a paz de Cristo habite em nosso corações!!! silas guimaraes

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:02 PM

    chegou duas irmãs pra minha mãe uma em setembro do ano passado e outra esse ano a do ano passado falou que minha namorada minha futura esposa era branca dos cabelos longos preto e a outra falou q a minha mora na barra tem dinheiro e cabelos logos Deus fala assim ?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:38 PM

    Hoje em dia esta muito dificil,mais eu tenho o sonho de casar virgem eu quero muito,esta muito dificil mais eu quero tanto casar virgem,mais hoje em dia e muita pressão tanto pela midia como por amigas.mais orem por mim para DEUS me ajudar.maira pirai

    ResponderExcluir
  8. juliana menezes 15 aninhos apenas1:00 PM

    Se os sonhos sao de Deus saiba que o futuro seu
    ja esta em construçao(ñ precisa procurar... se vc acha q esta passando da idade ou q vai ficar pra titia..."lembre-se: o tempo de DEUS ñ é o nosso tempo". TD Á SEU TEMPO o tempo determinado por Deus.

    ResponderExcluir
  9. Preciso muito de um conselho, magoei muito alguém, fui levado pela mágoa, sou cristão e esse é um momento da minha vida que quero reforça a minha intimidade com Deus, por isso quero pedir perdão a essa pessoa, e já pedi, só que a pessoa não me perdoa pois peguei pesado de mais, e foi errando e pedindo perdão e assim sucessivamente, então a pessoa já não quer me ver nem falar comigo. Sei que como crente deveria controlar o que digo, mas algumas vezes somos levados pela mágoa e magoamos os outros também Gostaria de saber o que devo fazer, penso que por mais tempo que eu der a pessoa não vai esquecer assim tão fácil, pois conheço bem a pessoa e tem uma coração um coração um pouco duro... por isso gostaria de saber o que fazer... ??? resposta para: net_5_s@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá @Heldmarcosta o melhor a fazer é esperar irmão, dar tempo ao tempo e mudar sua
    postura.

    Que o Senhor lhe dê a vitória!

    ResponderExcluir
  11. Muiito bom esse post, achei fácil de entender... tudo que está escrito eu concordo pq é assim mermo que um casal cristão deve ser, sempre namorar com Jesus de vela haha para não pecar claro... como Boaz era respeitador e temia a Deus pk Deus estava entre ele e seu relacionamento com Rute, bom exemplo... brigado irmão Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:55 PM

    OBRIGADO AMIGO QUE DEUS VENHA ESTA ABENÇOANDO VC CADA DIA MAIS E MAIS.
    COMEÇEI UM NAMORO A POUCO TEMPO, JÁ CONHEÇO MUITAS COISAS, SOBRE NAMORO, MAIS É SEMPRE BOM PROCURAR MAIS INFORMAÇÕES. É MELHOR AINDA ENCONTRAR UM SITE MUITO REAL COMO O SEU.
    E SEMPRE QUE EU TIVER DÚVIDAS JÁ SEI ONDE AS TIRAR.
    OBRIGADO POR SE PREOCUPAR COM NOSSOS JOVENS CRISTÃOS.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom ter lido este texto agora.
    que Deus continue te usando. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1:04 AM

    espero muito, gosto de um menino da igreja
    mais ele disse que Deus ja falou quem é a prometida dele
    n sei se sou eu,mas eu queria mt que Deus, fizesse algo
    gosto mt dele EU CREIO NOS PLANOS DO SENHOR!
    AMÉM.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1:21 PM

    Olá, preciso muito de ajuda! Há uns meses conheci um rapaz evangélico também. A gente sempre trocou mensagens e conversamos pelo telefone. Esse rapaz parecia uma benção em minha vida, me ajudava a orar nos momentos difíceis, me aproximou ainda mais do Senhor. Porém, de um tempo pra cá ele vem agindo de maneira estranha... Quase nunca me liga e não atende minhas ligações, sempre envia um torpedo depois "meio engraçado" informando que estava distraído e não viu. Essa pessoa me falou coisas lindas, que esperaria por mim todos os dias e tal... Daí essa semana enviou uma mensagem por e-mail com passagem bíblica e tudo dizendo que eu não me preocupasse que o Senhor iria me dar tudo o que eu pedi, como se estivesse me dando um fora... Ele não fala abertamente mas anda me dando gelo, não sei como agir pois ele parece outra pessoa, com outra personalidade, antes era gentil, respeitoso e mesmo não deixando de ser mas, parece que não se interessa mais por mim e não fala abertamente. Eu fico sem coragem de perguntar e aguardo, mas até quando?! Peço ao Senhor Jesus que esclareça tudo isso no meu coração, pois estou passando por momento muito difícil em outras áreas da vida... Por favor, me ajude, pois não sei como agir e tenho até vergonha de comentar com pessoas próximas...

    Resposta para e-mail: evaevaevinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:42 PM

    Gosto muito de garoto da igreja. Mas penso que ele nao gosta de mim.Ja orei e coloquei nas maos do Senhor sei que ele vai me responder mas so que as vezes tenho vontade de abrir o jogo mas tenho medo de sofrer ja sofrir tanto.... Sei que Deus vai agir nesta causa mas eu ja disse pra Deus nao quero amar sozinha...Que se ele nao for o meu que esse sentimento saia vou espera Deus agir vale apena esperar

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11:52 PM

    Obrigado por ter escrito esse texto tao edificante... Me edificou muito pois estava confusa gosto de garoto da igreja, ele sabe mas nao faz nada ja pedir a Deus que me mostrasse se ele e realmente o meu mas Deus ainda nao se mainfestou sobre isso sinto que Deus estar esperando o meu agir. Vou meditar mas neste livro de rute.
    Obrigada Deus o abencoe

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:21 AM

    Bom, eu posso dizer por experiência própria que Deus planeja TUDO, exatemente TUDO! Há 2 anos antes de conhecer o meu namorado, ele já havia me add no facebook para me evangelizar e 2 anos após nos encontramos "por acaso" na igreja que ele frequenta e que firmei! A partir daí eu vinha pedindo a Deus um marido (peça marido, não peça namorado, porque crente casa rápido, Deus não quer seus filhos "enrolados") eu jejuava, porém, a adoração a Deus vinha em primeiro lugar, nunca deixei meu foco ser "marido" mas sim, DEUS, SEMPRE DEUS! e oramos e hoje Deus vem sempre confirmando que foi tudo planejado por Ele.

    ResponderExcluir
  19. Olá galera de Deus!
    Quero dar meu testemunho, durante mt tempo sem Deus, tive relacionamentos q nAo deram certo. Qd decidi fazer a vontade de Deus e andar em santidade, Deus me honrou cm um varão abençoado do Senhor, hj namoramos em santidade e com propósitos de casarmos. Ele foi resposta de obediência na minha vida, tive confirmacoes q era ele. Irmãos mantemos a santidade com jejum e oração. E somos imensamente apaixonados e abençoados. Vale a pena Esperar em Deus. DTA ( Deus te Abençoe )

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.