28 setembro 2011

Como esperar a pessoa certa?

como esperar a pessoa certa
Quando falamos em esperar em Deus pela pessoa certa, nós cristãos, costumamos nos lembrar do Salmo 40 “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Mas esquecemos de nos preocupar em COMO esperar, o que fazer enquanto aguardamos a resposta do Senhor em relação a isso.
Entregamos nas mãos de Deus, mas sempre queremos dar uma “mãozinha” pra Ele. Pensamos que dando o “nosso jeitinho” vai fazer as coisas andarem mais rápido e acabamos nos frustrando.
Vamos ver dois exemplos da Bíblia que falam sobre isso. Gostaria de destacar dois deles:

Como Isaque esperou

Você pode encontrar esse relato em Gênesis 24. Quando Abraão, pai de Isaque, já estava adiantado em idade, pediu a um servo que buscasse uma esposa para seu filho. Sara, mãe de Isaque, já havia morrido. Abraão deu instruções ao servo para que não trouxesse para seu filho uma mulher da terra em que viviam, pois lá havia um povo que servia a outros deuses, mas que fosse buscar uma moça entre a sua parentela. Aquele servo juro, e atendeu o pedido de Abraão.

E Isaque esperou. Ele tinha convicção que seu pai era um homem muito ligado com Deus e que ele estava fazendo a coisa certa.

Enquanto isso, Isaque não foi se divertir, não foi atrás de outras mulheres (caso aquela não aparecesse ou ele não gostasse). Também não se preocupou em como seria aquela mulher, nem pretendeu ir junto ou tomar qualquer atitude para ajudar. Ele tinha certeza que Deus escolheria a melhor para ele.

Quando Rebeca, a escolhida, chegou em sua casa, Isaque estava orando. Ele estava conversando com Aquele que escolheria sua amada. Ele confiou em Deus e na estratégia que Ele deu. Ele foi bem sucedido em sua espera.

Como Sansão esperou

Porém, há um exemplo na Bíblia de um homem que não sabia esperar. Seu nome era Sansão. Ele foi o homem mais forte que já existiu. O Espírito Santo se apoderava dele. Sua história está registrada a partir de Juízes 13.

Sansão era nazireu(pessoa que possuía um voto de consagração a servir a Deus por um determinado período de tempo ou alguns casos, como o de Sansão, por toda vida). Foi escolhido de Deus desde o seu nascimento para julgar o povo de Israel. Ele deveria se preservar. Sem vinho, sem comer coisas consideradas imundas e sem cortar os seus cabelos. O dia que ele passasse navalha em seus cabelos, ele perderia toda a sua força.

Mas Sansão não levou esse chamado muito a sério. Ele se deitava com muitas mulheres. Todas elas pertenciam a povos pagãos. Ele não soube esperar pela escolhida de Deus. Mesmo com o conselho de seus pais, ele não quis saber das mulheres de sua parentela, que serviam ao Senhor de Israel.

Porém a última resultou em seu fim. Dalila, uma prostituta, encantou Sansão de tal forma, que ele revelou a ela o seu maior segredo: não deveria passar navalha em seus cabelos, pois perderia toda sua força e se tornaria como um homem qualquer. Dalila contou aos filisteus (inimigos do povo de Israel) que vieram e cortaram seu cabelo. Ele ficou fraco e foi preso, humilhado bem no meio do templo do deus Dagon, ídolo dos filisteus.

Depois de muito tempo, seus cabelos cresceram e ele pediu que o Espírito Santo se apoderasse dele pela última vez. Ele quebrou as duas principais colunas do templo e todos morreram. Uma escolha errada resultou em desastre.

Escolha esperar

Percebeu a diferença? A escolha errada sempre levará a ruína. Sempre vale a pena esperar em Deus. Ele conhece os corações, as intenções e também conhece o amanhã. Saber esperar em Deus é uma atitude dos sábios.

E você escolheu esperar ou escolheu agir?
Deixe seu comentário, Deus abençoe!

Texto enviado pela Thyrslian siga ela no twitter @Thyrslian

19 comentários:

  1. Anônimo10:05 AM

    Esperar em DEUS!! Poucos sabem esperar, querem fazer e logo acontecer. Mas as coisas de nosso senhor não é assim!! Deus ele é paciente e nos prova a cada minuto de nossas vida. O melhor q devemos fazer é entregar tudo em suas mãos, tirarmos todas as ansiedades de nossos ccorações e deixar DEUS agir. Pq tudo q ele prometeu se cumprira mas pra q isso aconteça é preciso esperar !!!1

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, eu escolhi esperar em Deus.
    Mas não foi simples assim, já escolhi fazer do meu jeito e sofri muito.
    Perdi a comunhão com Cristo e com ela minha noção de certo e errado, porém Deus é misericordioso e me escolheu para fazer parte da sua família e agora estou ajudando outros jovens a seguir o caminho certo pois muitas vezes não há volta!
    Esperar em Cristo será sempre a melhor opção!

    ResponderExcluir
  3. Benção demais, pois isso já estava no meu coração alguns dias e já até havia dito para algumas pessoas em relação a "espera" ...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:31 PM

    eu fui uma pessoa que ñ soube esperar,e me dei mal no meu casamento, sofri por 23 anos,mas Deus viu o meu cativeiro,e deu um basta em tudo,hoje estou livre,agora aprendi esperar em Deus,um abraço

    ResponderExcluir
  5. O link para compartilhar no twitter está off??

    ResponderExcluir
  6. Nilo Fernandes1:28 PM

    Não desista, jamais!!!

    "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17, 18).

    ResponderExcluir
  7. gostei mesmo deste texto, boa definição sobre o tão falado "esperar no Senhor" !!
    o q me chama a atenção,além desses exemplos, é a vida de Rute...
    ela esperou no Senhor, trabalhando, e buscando a Deus
    seguiu a sua sogra, e o seu Deus, custe o que custasse, não abriu mão
    de seguir a esse Deus.
    Boaz a observava trabalhando, e procurou saber de sua vida, e descobriu tudo o q ela tinha passado seguindo a sogra...
    qnd vc descide seguir a Deus, mesmo que seja algo difícil como abrir mão do que vc quer, vc será recompensado, vc terá o melhor!!
    Deus abençoe vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:04 PM

    oi,tambem ja me dei muito mal, por tentar fazer as coisas do meu jeito. nunca esperei o tempo certo sempre quiz ali naquela hora e sempre do meu jeito,me desviei da igreja cai em perdiçao muitas vezes e nao queria nem saber se o que eu fazia era certo ou errado. agora espero no meu Deus pois ele e fiel para comigo, mas tambem tenho que fazer minha parte que e sempre amalo e obedecelo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEUS E FIEEEEEEEEEEELLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Esperando. Essa é a parte mais difícil. Mesmo assim, ainda espero. Sei que o meu DEUS não é surdo nem cego...

    ResponderExcluir
  10. não tenho pressa sei o que e meu encontrará o caminho até a mim DEUS não demora ele capricha escolhi espera o tempo de Deus em minha vida eu escolhi espera

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:55 PM

    Eu escolhi esperar em Deus. Entreguei tudo em suas mãos e oq tiver de ser será. Mesmo que muitas vezes o coração, o sentimento fale mais alto, é preciso SABER esperar, pois Deus sabe a hora certa de tudo. Então Confie Nele e o melhor acontecerá independentemente de tempo, ou qualquer circunstância. Apenas acredite e saiba esperar!

    ResponderExcluir
  12. Enilma2:25 PM

    Estou orando e decide esperar !!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:32 PM

    Eu estou orando e decidi esperar em Deus!! ja me decepcionei muito com relacionamentos que não eram para ser!!! mais asiosa quebrei a cara!! Agr aprendi a esperar e a confiar que Deus tem o melhor para mim!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:25 PM

    Olha, eu decidi esperar, mas tenho que confessar que não é fácil, entregar algo p Deus é entregar e não pegar mais, e acho que essa tem sido a parte mais difícil dessa decisão, pois no meu caso tem a questão da idade, a questão de querer ter filhos, a questão de ver todos os seus amigos casando e você ter que ir mudando seus relacionamentos para passear, pois muitos depois que casam não querem mais fazer as mesmas coisas, então tudo isso acaba deixando você ansioso, porém o que alivia é saber que Deus nunca falha e que é projeto Dele estabelecer famílias benditas na terra....Isso é a única coisa que me faz esperar!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo10:46 PM

    eu escolho esperar, pois crêio que Deus sabe o que faz!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6:18 PM

    Sinceramente esse negocio de esperar tem sido uma grande FARSA!!!isso mesmo,então vou orar,ficar em casa e esperar uma linda mulher bater a porta da minha casa e dizer "Deus me mandou dizer que eu sou a sua escolhida"me poupem,ISSO NÃO EXISTE!!!é por causa disso que to abandonado isso tudo!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6:20 PM

    Alguem aí quer uma cadeira enquanto esperam?

    ResponderExcluir
  18. Eu decidi entregar a caneta da minha vida nas mãos de Deus, para que ele escreva minha história de Amor.Só Deus conhece o coração de cada um de nós e sabe qual a pessoa ideal com as características que nós completa.
    A espera faz a gente valorizar aquilo que um dia iremos ter,a espera faz com que o relacionamento tenha um sabor especial pois eu tinha pago um preço para viver aquilo.Deus sempre prepara o melhor para aqueles que esperam com paciência.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7:20 PM

    eu tb escolhi esperar em deus tenho 15 anos e escolhi isso desde ja estou firme na decisao ^^

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.