28 setembro 2009

Jefté - Homem escolhido

Jefté - Homem escolhido (JZ 11. 1-12)

Em Hebreus o apóstolo Paulo se refere a Jefté como um homem de fé:

"E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,..." Hb 11:32-33

Jefté foi um homem que: subjugou reinos, praticou a justiça, obteve a promessa, fechou a boca de leões, extinguiu a violência do fogo, escapou do fio da espada, da fraqueza tirou força, fez-se poderoso em guerra, pôs em fuga exército de estrangeiros, foi obediente, temente a Deus e acima de tudo fiel ao Senhor.
Jefté
Mas quem foi este homem?

1. Homem da tribo de Gileade, sua terra foi dada a Moises como herança (Dt 34.1) mas conquistada por Josué (Js 12.2) e foram dadas as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manásses (Sl 60.7).

A região era uma importante fonte de especiarias e bálsamos, onde se produziam remédios;

2. Filho de uma prostituta;

3. Rejeitado pela família, por seus irmãos;

4. Fugitivo pois temia ser morto pelos seus próprios irmãos, que o temiam por ser ele o primogênito de todos;

5. Habitou no meio de más companhias, homens endividados e amargurados de espírito;

6. Era um estrangeiro, vivia em terra estranha;

Como Deus via este homem?

Há uma passagem em I Sm 16.7b que diz O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o vê coração.

Pelos olhos de Deus Jefté era um homem valente, corajoso, poderoso em batalhas, um homem capacitado pelo espírito de Deus, temente e obediente a Deus e a sua palavra. A palavra de Deus habitava em seu coração.

O Senhor não se importava pelo fato de ser ele filho de uma prostituta e nem pelo fato de ser um estrangeiro, o que agradava em Jefté era o seu coração, sua total dependência de Deus, o seu temor e confiança Aquele que é poderoso e ele sabia que era um escolhido.

Em uma certa ocasião habitando Jefté em uma terra distante e esquecida, recebeu a visita de uns compatriotas que o vieram buscar para ajudar o seu povo numa dificuldade, numa batalha, numa guerra.

Aquele que era esquecido agora passou a ser o cabeça de sua tribo, e Jefté não parecia surpreso com aquilo!

Muitas vezes o mesmo acontece conosco, pelo fato de servimos a Deus somos tratadas como diferentes, anormais e até mesmo excluída do convívio da família, do trabalho, na sociedade, somos ridicularizadas por temos uma postura diferente das dos outros e com Jefté aconteceu o mesmo ele estava sim excluído do seu povo, mas não de Deus, mantinha o seu relacionamento com Deus, a ponto de saber quais eram as promessas de Deus na sua vida, não se deixou influenciar pelas más companhias e nem pela situação que vivia, pelo contrário exercia influência sobre todos, tanto que foi convocado pelos líderes de sua tribo para ser o cabeça, quem fez estes homens se lembrarem dele?

No momento de aperto as pessoas vê até você pedindo oração ou conselhos?
Isso ocorre pela unção de Deus sobre as nossas vidas.

Jefté era diferente de nós?

Servimos ao mesmo Deus, recebemos as mesmas promessas e além do mais temos um Ajudador que é o Espírito Santo de Deus. Temos que ter a convicção pelo qual fomos escolhidas.
Ele assumiu sua posição guerreou pelo seu povo, não se preocupou em vingar-se e nem teve mágoa em seu coração a preocupação dele naquele momento era fazer o seu povo reconhecer a sua dependência de Deus sabendo que Deus faz o impossível! Ele tinha convicção de sua vitória.

Sabia que DEUS poderia tirá-lo da posição de cauda e colocá-lo como cabeça.

O Senhor Levantou um guerreiro no meio daquele povo, o Senhor levantou um juiz no meio daquela tribo e o senhor também levantou você como profeta, como intercessor(a)!

Não importa quem você foi o que você fez, o que importa é que você é escolhido de Deus e Ele não abre mão de você.
Assim como Deus não abriu mão de Jefté, um estrangeiro filho de uma prostituta, Ele não abrirá mão de você!

Jefté foi enfrentou o inimigo com coragem porque Deus era com ele, conseguiu vencer os todos os obstáculos que lhe foi imposto e saiu como vencedor e todo o povo de Israel reconheceu e se prostrou diante do Deus de Jefté, quando morreu ele foi sepultado na sua terra natal a terra que o Senhor lhe deu por herança.

Deus abençoe, deixe seu comentário!
Enviado por Lucineia Ramos

3 comentários:

  1. Anônimo6:03 PM

    Nossa!!!!! Como essa palavra falou ao meu coração. Que Deus continue usando sua vida com sabedoria e graça. E nós como cristãos tomemos posse do nos posto de "Filho de Deus".
    Fiquem na paz!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus e fiel,permanecerei na minha posiçao,mesmo sabendo q tds possam mim abandonar,ele ainda comigo estar....

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.