21 novembro 2013

De caniço a pedra

E ae, galera! Na paz?
Como eu havia prometido na semana retrasada, hoje darei sequência a tudo o que vive e ouvi no último retiro de jovens da Cristo é a Resposta (igreja onde eu congrego) através das palavras ministradas pelo Pr. Uéslei Menezes. Deus abençoe sua leitura!

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.
O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" ( isto é, o Cristo ).
E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" ( que significa Pedro ). João 1:40-42

Vamos aos fatos:

André havia conhecido Jesus através de João e queria que seu irmão Simão Pedro também o conhecesse. E quando Simão Pedro é levado até Jesus, André nem precisa apresentá-los, pois Jesus prontamente veio ao encontro dos dois e demonstrando conhecer Simão disse que ele não se chamaria mais Simão (caniço) e passaria a se chamar Cefas (Pedro = pedra).
Essa mudança a que Jesus se referia, não se limitava apenas a nomenclatura, mas a uma mudança de vida...uma conversão. Exatamente como acontece conosco!

Olha só:

caniço é uma espécie de cana bem comprida e magrela, muito utilizada como vara de pescar. O caniço se enverga facilmente com o vento, além de poder ser arrancado com facilidade por não possuir muitas raízes... ou seja, o caniço simboliza uma pessoa instável, que age conforme as circunstâncias e que possui muita dificuldade para se manter firme;



Cefas = Pedro = pedra: como sabemos, a pedra é firme, estável, inabalável... independente da situação. Tanto que Jesus é considerado a nossa Rocha!


E nós, quando estamos em Cristo devemos ser como Pedro e não como Simão. Jesus ao encontrar com Simão disse que ele seria Cefas, porque sabia que no futuro ele seria alguém firme, constante na caminhada e não mais alguém que agia conforme as oportunidades e situações.
Jesus, o nosso Messias, nosso Mestre, nos vê como seremos no futuro e não como somos hoje. Ele tem um nome para cada um de nós; ele transforma nomes como Mentira em Verdade, Depressão em Alegria!

Porém, essa transição de caniço para pedra não é fácil e nem rápida. E ao longo da história de Simão, agora Pedro, vemos o quanto ele tinha ainda algumas atitudes de caniço como, por exemplo, quando negou a Jesus por três vezes (lucas 22: 34 e 54 - 62); mas, ainda assim, ele continuou no processo. E com a gente não é diferente pois temos carne de caniço, nossa natureza é de caniço e, só podemos ser pedra quando estamos ali seguindo o Mestre... todo dia, todo instante.

Se hoje você é caniço, não importa porque Ele já te vê como pedra! Então, aceite essa nova condição buscando Nele firmeza e constância!

Ele nos espera, caniços ;)

Deus abençoe!
Mayra Grillo

Um comentário:

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.