29 agosto 2014

Qual o Significado de Fariseus e Saduceus

Qual o Significado de Fariseus e Saduceus
Na nossa cabeça, enquanto lemos a história de Jesus na bíblia, sempre fica a dúvida sobre qual o significado de fariseus e saduceus, publicanos, samaritanos e outros nomes diferentes que aparecem e não fazemos ideia de onde vieram e o que significam. Entender o significado desses nomes nos ajuda a interpretar muitos textos bíblicos, por isso leia esse artigo até o fim e aprenda tudo, assim você vai compreender melhor as histórias de Jesus.

Os fariseus e saduceus formavam a classe espiritual dominante de Israel. Há muitas semelhanças entre os dois grupos, assim como diferenças importantes.

O que significa Fariseus


Os fariseus sempre criticavam a Jesus e procuravam pega-lo em algum erro fazendo acusações, por exemplo como vemos neste texto:
“Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” Mateus 9:11
Uma principais acusações dos fariseus a Jesus era que ele:
  • Não cumpria as Leis de Deus
  • Não cumpria as tradições dos antepassados.

A bíblia nos mostra os fariseus como um grupo religioso de judeus conservadores que estudavam com intensidade o Antigo Testamento e seguiam cegamente tradições e costumes do seu povo.

Podemos definir os Fariseus como um grupo conservador, inflexível, fechado e, que como Jesus mesmo disse, viviam de aparência sendo uma coisa por fora e outra por dentro.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” Mateus 23:27-28
Junto com os saduceus, que foi um outro grupo religioso dos judeus que existiu até 70 D.C., foram responsáveis pela perseguição a Jesus Cristo, que resultou na crucificação de Cristo.

Fariseus De Hoje


Atualmente quando a expressão fariseu é usada ela faz referencia a uma pessoa hipócrita, falsa, que vive de aparências, fingida, um religioso que fala uma coisa e não vive o que prega.

Fariseus e Saduceus


O Saduceus geralmente eram ricos e ocupavam cargos poderosos, como o de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Em 70 D.C. quando Roma destruiu Jerusalém e o Templo então os saduceus deixaram de existir. Isso aconteceu por que este grupo existia por causa de laços políticos e sacerdotais.

4 Crenças dos SADUCEUS(que contradizem as Escritura):
  1. Eles eram extremamente auto-suficientes, ao ponto de negar o envolvimento de Deus na vida cotidiana.
  2. Eles negaram qualquer ressurreição dos mortos (Mateus 22:23; Marcos 12:18-27; Atos 23:8).
  3. Eles negaram qualquer vida depois da morte, defendendo a crença de que a alma perecia com a morte; eles acreditavam que não há qualquer penalidade ou recompensa depois da vida terrena.
  4. Eles negaram a existência de um mundo espiritual, ou seja, anjos e demônios (Atos 23:8).

4 Crenças dos FARISEUS:
  1. Eles acreditavam que Deus controlava todas as coisas mas que decisões tomadas por indivíduos também contribuíam para o que acontecia no curso da vida de uma pessoa.
  2. Eles acreditavam na ressurreição dos mortos (Atos 23:6).
  3. Eles acreditavam em uma vida depois da morte, com a devida recompensa e punição individual.
  4. Eles acreditavam na existência de anjos e demônios (Atos 23:8).

Mesmo sendo rivais, os fariseus e saduceus se uniram no julgamento de Jesus e conseguiram condena-lo para ser crucificado.
"E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas." Marcos 14:53

"E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos." Marcos 15:1

"Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação. E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação." João 11:48-50
Por diversas vezes vemos Jesus censurando os fariseus e saduceus e certamente a melhor lição que podemos tirar é a de não ser como eles.

NÃO seja como os saduceus, acredite em tudo o que a Bíblia diz, no poder de Deus tanto para nossa vida terrena quanto em nossa vida após a morte.

NÃO seja como fariseus, não trate tradições como tendo a mesma autoridade que a Palavra de Deus tem, e não permita que o seu relacionamento com Deus seja reduzido a uma lista leis, regras e rituais.

O Que Você Achou dos Fariseus e Saduceus? Deixe seu comentário!


Grande Abraço,
Gabriel Hernandes

Um comentário:

  1. Anônimo12:16 PM

    NÃO SABIA DA DIFERENÇA MEU PASTOR DISSE QUE CHAMAR ALGUEM DE FARISEU ERA ELOGIO AGORA SEI QUE NÃO É, QUANTO AOS SADUCEUS ACHEI ESTRAMHO O CRER DELES TOTALMENTE ANTI BIBLICO, DEUS ABENÇÕE O BLOG -----DIRCEU MENDES

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.