16 novembro 2013

Devo eu obedecer aos dez mandamentos?



      Talvez seja um post um tanto polêmico, eu sei! Mas não deixa de ser algo totalmente útil e de acordo com a conclusão que cheguemos à luz do Espírito e da Palavra, também edificante! Queria pedir que antes de julgar o título do post, que o lessem na íntegra juntamente com todos os versículos que coloquei.

Alguém sabe o significado de pecado?
Vejam João 1:3:

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

     Muitos acham que pelo fato de Jesus ter morrido na cruz e por isso nos ter redimido de toda culpa perante a Deus, os dez mandamentos, o velho testamento e todo o seu conteúdo foi totalmente anulado...Mas será mesmo que foi isso o que aconteceu? Quando observamos os primeiros livros da bíblia verificamos que o pecado não foi gerado por causa da lei, mas a lei por causa do pecado, pois este veio primeiro...logicamente que, como Paulo afirma, o pecado só é pecado porque a lei nos diz isso. Olhem o que Jesus disse à respeito:

  "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Mt 5 : 17-19

        Por que será que Jesus dizia “Não peques mais!” logo após curar alguém? Será que Ele não sabe que somos imperfeitos e que infligimos a lei( os dez mandamentos) quase todos os dias? E será que o fato de sermos imperfeitos nos isenta de tentarmos cumpri-la? Deus nos ordenou: Sejam santos! E o que seria ser santo? Não é, por acaso, ser sem pecado? Ou seja, cumprir os mandamentos que Ele mesmo escreveu com seus próprios dedos? A questão é que Cristo morreu na cruz não para abolir os dez mandamentos, mas para que quando pecássemos (transgredíssemos a lei) obtivéssemos o perdão junto ao Pai por meio de Seu sangue, e por isso, hoje não precisamos oferecer sacrifícios para sermos justificarmos... O que foi alterado foi o caminho para que se obtenha o perdão, não a lei em si. Entendeu?

Talvez surjam algumas objeções.

Objeção 1: Mas e a graça?

       A graça já se manifesta pelo simples fato de nós recebermos o perdão por meio de Jesus Cristo. E não significa que só porque sabemos que seremos perdoados, permaneceremos pecando(transgredindo a lei). Cristo, quando voltar, ou até mesmo quando nós morrermos nEle, quer nos encontrar em processo de santificação, ou simplesmente buscando ser perfeitos como Ele foi. Buscando cumprir os dez mandamentos como ele cumpriu. Ou o que você suponha que seja um “imitador de Cristo”? Se queremos imitar realmente a Cristo, devemos agir como Ele.... e Ele cumpriu os dez mandamentos. Se Jesus morreu na cruz para pagar uma dívida baseada em uma lei que poderia ser anulada, então seu sacrifício foi vão... pois era só anular a lei, e tudo estava fácil! Porém Deus não é homem para que volte atrás com suas palavras. OS DEZ MANDAMENTOS E A GRAÇA, PORTANTO, NÃO SE ANULAM, MAS SE COMPLETAM. Aqui estão alguns versículos para refrescar a memória:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”  Mt 7:21 
“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1 Jo 2:4 
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Ap 14:12

Objeção 2 : Mas Jesus não reduziu os Dez mandamentos a dois? Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo?

      Jesus de forma nenhuma alterou/reduziu os dez mandamentos, observem atentamente esse texto que causa em muitos essa tal distorcida visão:

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: 

Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o PRIMEIRO e grande mandamento. E o SEGUNDO, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.Mt 22:35-40

        O que Jesus disse apenas ratificou os 10 mandamentos, ou seja, que há certa hierarquia entre os mandamentos, alguém que estude Direito talvez compreenda um pouco melhor, o fato de uma lei ser superior a outra, não implica a inexistência ou a invalidade da lei inferior. É lógico que o mandamento número 1, é o mais importante de todos, pois é o primeiro a ser mencionado no próprio decálogo. Se fosse por isso todos teríamos a carta branca para desonrar pai e mãe, adulterar, roubar e cobiçar os bens do próximo.  Concluo meu texto esperando que quem o tenha lido não o tem interpretado de modo errôneo, pois somente por meio de Cristo temos salvação, pois em todo o tempo pecamos. Mas da mesma forma que Ele demonstrou seu infinito amor, também devemos demonstrar o nosso por Ele. Renunciar o pecado é uma escolha, e fazemos isso estando certos de que seremos mais do que vencedores e que obteremos um corpo totalmente transformado e glorificado( e sem as malditas tendências pecaminosas!)  na sua volta!


"Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?. Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe. E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência. Jesus olhou para ele e o amou. "Falta uma coisa para você", disse ele. Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.”  Marcos 10: 17:21


Um abraço,
Weslane Oliveira
Meu facebook:  Weslane Oliveira



Um comentário:

  1. Gostei do seu texto, não que deveria gostar. Bem argumentado, gostaria de saber sobre o sábado. Porque em alguns momentos Jesus curou no sábado coisa que não poderia, parece-me que se esforçar tb(mas isso acho que foi posto pelos fariseus, porque na verdade não poderia era trabalhar), o que a Bíblia nos diz sobre isso?

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.